PARA REFLEXÃO

"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida"

"Não existe jardim completo e perfeito. E sim, a vontade de tornarmos melhores jardineiros" Raul Cânovas

"A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda." Confúcio

"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo." Mahatma Gandhi

Visitantes, minhas saudações.

Visitantes,  minhas saudações.
O bordado é algo que está no meu sangue. O amor pelo bordado nos leva a buscar cada vez mais notícias, fotos, matérias, reportagens sobre o assunto e postar no Blog, compartilhando com todos que nos visitam. Recebo reportagens, fotos, notícias de amigas de toda parte do mundo. Muitas vem sem identificação dos sites retirados e quando publico sempre informo que não são de minha autoria. Uma das coisas que mais respeito são os direitos autorais das pessoas. Por isso solicito a quem me visitar, se encontrar alguma matéria ou foto que não aceite, que esteje publicada no meu Blog, por favor me avise para que seja retirada com urgência. Obrigada.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Florida – Quem não gosta de flores? - BAINHA ABERTA

Trabalho realizado em etamine, com linha Esterlina número 10.


Execução:

•Desfie deixando 16 fios e tirando 4 fios na horizontal e na vertical, formando quadrados;

1. Para fazer a flor, parta do centro, em direção ao desfiado, dividindo-o ao meio, com a agulha do direito para o avesso;

2. Passe a agulha pelo meio do desfiado até o ângulo do quadrado,  retornando ao centro do desfiado pelo direito

3. Passe a agulha para o lado, repetindo a sequência;


4. Complete o motivo fazendo flor com ponto de laçada.
 



É um motivo fácil e bonito. Tenho certeza que o seu trabalho ficará lindo. Até o próximo post !



http://lygiabordados.wordpress.com/ lygiabordados@gmail.com

Por: Lygia Mattos



Sobre o meu trabalho
 
As bordadeiras preservam a tradição das vovós e utilizam qualquer tipo de pano que possa ser desfiado, transformando-o em lindas toalhas, guardanapos, panos de bandeja, cortinas e até roupas, nos mais variados motivos.


A bainha aberta, arte trazida dos Açores através da nossa herança portuguesa é um dos mais lindos trabalhos realizados por bordadeiras.

O trabalho se inicia desfiando o tecido. Os fios são contados e puxados de forma ordenada. A partir do desfiado são elaborados desenhos entrelaçados que representam um mistério de beleza para quem desconhece os segredos deste trabalho.

Feito com muito cuidado e capricho, requer boa visão, sensibilidade para combinar os mais variados pontos, habilidade e, sobretudo, criatividade para seguir inventando novos motivos.

Trabalho lento e elaborado, é cada vez mais difícil de se encontrar.

Este blog é em homenagem à minha mãe que, após aposentar-se precocemente da sua profissão de cirurgiã dentista devido a uma artrite, descobriu no artesanato e, sobretudo no bordado, o prazer de materializar lindas idéias e de transmitir a familiares e amigas que se reúnem na varanda da sua casa essa arte ancestral.

Lindos panos de todos os tipos, desde sacos alvejados ao mais puro linho, tranformam-se através das suas habilidosas mãos em pura arte.

Dedinhos meio tortos pela artrite mas não vencidos por ela, transformam trapos em lindas peças que tenho como relíquias. Afortunadas somos as suas filhas , bem como as suas amigas que recebem tão lindos presentes !





Um comentário:

  1. Oi, Algecira!
    O seu blog é algo que nos transporta. Sempre que passo por aqui fico um tempão olhando, olhando, olhando, sonhando. Você faz arte na sua forma essencial!
    Um grande abraço,
    Adriana.

    ResponderExcluir

Prazer tê-lo como visitante.
Seja bem vindo, deixe seu comentário, envie perguntas e tire suas dúvidas. Abraços.
Algecira Castro

Pensamentos

Meus Trabalhos